Sentimento na Dança do Ventre



Dança do Ventre em SJCampos


Estudando alguns vídeos antigos de Dança do Ventre, fico pensando em como algumas essências se perderam.

Fiquei vendo bailarinas que estão na área há bastante tempo, mais de 20 anos inclusive ( na época que ainda eu brincava de barbie e outras eu nem pensava em nascer rs), dançando com tanta alegria, com o propósito de amor, de união, de festividade!

Vejo como o tal "glamour e etc", tomaram conta dos palcos e quanto o sorriso caricato e expressão falsificada são utilizados ao invés do sentimento verdadeiro.

Hoje, vemos milhares de fusões ( que eu adoro por sinal), que pedem sim uma expressão teatral ( o que é legal também) , mas o ruim é quando as origens se perdem, quando a dança deixa de ser expressiva, vindo de dentro para fora e se torna apenas técnica mirabolante, contorcionismo e sorriso forçado. Não que a dança não deva ter isso, claro que deve, mas sem sentimento real, para mim, sempre vai faltar algo.

A Dança tem se tornado status e faz com que as pessoas não dancem por amor e sim para ser melhores que os outros, para ser competida e ganhar troféus. Não que eu seja contra competição, acho interessante se a pessoa quer desafiar a si mesma, é uma forma de vencer seus medos e provar coisas para si. Mas se for para ser melhor que os outros, dai já acho que perde o propósito.

Para mim, dançar é algo que vem da alma, que vem do coração.


Não importa se você é gordinha, magrinha, negra, branca, velha ou nova, você é mulher e isto basta! ( e ainda temos homens que dançam e sou a favor disso também).

Eu sei que tenho que estudar muito ainda, muiiiito mesmo, tenho que melhorar milhares de coisas e não sou dona da verdade de forma alguma. Só que mais uma vez, estou colocando minha opinião e minha forma de pensar.

É claro que eu vejo muitas bailarinas conhecidas, que são super humildes e dançam transparecendo sentimentos e passam isso para suas alunas e para todos ao redor.

Mas existe uma grande porcentagem que se perdeu em meio ao "Glamour".

Por isso tento passar para as minhas alunas minha opinião sobre competição, sobre harmonia com as colegas da dança e fazer com que não exista competição entre elas. E é claro, que todas estão livres para voar, (como muitas já voaram) para participar de qualquer evento que queiram, seja competitivo ou não, com outras professoras e etc.

Como eu disse a idéia do meu post é simplesmente expor meu ponto de vista sobre o que a dança está se tornando, pois ao mesmo tempo que as diversas inovações estão surgindo, (inovações que eu adoro) infelizmente, o amor e o sentimento estão sendo perdidos e sendo substituídos pelos padrões sociais de beleza, estética e fama.

Gostaria que não houvesse mais rivalidades na dança! Gostaria de união, apoio umas às outras e muita alegria sempre!